terça-feira, 19 de abril de 2011

Mitos e tabus do abdômen

Estava lendo na revista muscle in form desse mês (aquela com a Jaque Khury na capa), e resolvi postar.




Abdominal ajuda a perder barriga?
Sim e não. Se a barriga proeminente for fruto de ptose abdominal, que é uma flacidez dessa musculatura, o exercício abdominal faz o musculo voltar a posição anatômica normal - a barriga diminui. Agora, se a barriga for causada por excesso de gordura, o abdominal nao vai adiantar, pois a fonte energética usada nesse exercício é o carboidrato. Para utilizar predominantemente a gordura, deve-se fazer exercícios aeróbios, como andar, correr, pedalar, nadar etc. Além de uma dieta adequada, prescrita por um nutricionista.


Barriga de chope diminui com abdominal?
Não. A "barriga de chope" nada mais é do que acúmulo de gordura na regiao abdominal. Cada grama de alcool tem aproximadamente 7 calorias, e um copo de 300 ml de chope tem algo em torno de 120 calorias, logo a bebida ingerida em excesso engorda. Exercícios aeróbios e dieta são os mais recomendados.

Abdominal emagrece?
Não. Emagrecer significa diminuir o percentual de gordura no corpo, mas o abdominal consome predominantemente o carboidrato e gasta poucas calorias. A melhor formula é combinar exercícios aeróbios com anaeróbios (musculação, por exemplo), além de uma dieta prescrita pelo nutricionista.

Aparelhos que dão "choques" ajudam a perder barriga?
Não. Aparelhos de estimulação elétrica (eletroestimulação) não trazem nenhum resultado significativo para a perda de gordura, segundo vários artigos cientificos. Esses aparelhos promovem um pequeno ganho de força e, por isso, são muito utilizados na fisioterapia, em trabalhos de reabilitação e pós-cirurgicos.


Fazer centenas de abdominais por dia define o abdomen?
Não. O abdômen é um musculo como qualquer outro, logo deve ser treinado seguindo os mesmos principios dos outros musculos do corpo. "definir" o abdomen significa reduzir a capa de gordura e aumentar (hipertrofiar) o musculo, para que ele "apareça". Isso se dá com combinação do trabalho aeróbio, abdominais com poucas repetições e sobrecarga e uma dieta equilibrada.

Gestante pode fazer abdominal?
Sim, mas com orientação. O bom condicionamento dos músculos abdominais e da parede pélvica é essencial durante a gravidez, no momento do parto e no pós-parto. Mas é indispensável a autorização do médico e o acompanhamento de um profissional da educação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário