quinta-feira, 31 de março de 2011

ERROS COMUNS no uso de suplementos alimentares.


Indicação ou momento errado, combinação com outros alimentos, intervalos, visão sobre custo-benefício.
Aprenda o que compromete a eficiencia dos suplementos alimentares e confira quais são os 10 principais erros cometidos na hora da suplementação.

Os 10 erros na suplementação:

1)Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica,quando o assunto é redução da gordura corporal

É muito comum encontrarmosalguem fazendo esteira e/ou bicicleta ergométrica,
com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energeticos com se fosse água.
O conteúdo do rótulo, afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física,
associado a um sabor agradavel, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas:
quando o objetivo for um aumento na performance - devido ao efeito poupador de glicogênio - ou para repor eletrólitos em exercicios com duração superior a uma hora.
Ou seja, os 20 ou 30 minutos de esteira que voce faz buscando otimizar a queima de gordura nao terao o efeito esperado se voce consumir repositores energéticos durante a atividade.

2)Uso de Whey Protein com leite após o treinamento
A whey protein é uma proteina de rapida absorçao. Caracteristica que faz muito especial no periodo pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes.
Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes quanto depois do treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

3)Uso de apenas whey protein pós treino
A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, ainda seria repor as reservas
de glicogenio depletadas durante o exercicio fisico.
O consumo de carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com uma fonte proteica de rapida absorçao (whey protein)é recomendado. Consumir apenas proteina após o treino é um grande desperdicio.

4)Tomar creatina antes do treino visando melhorar a performance naquele momento
O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, oque leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico nao agudo. A ingestao de creatina pode ser realizada em qualquer horario do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestao é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós-treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose.

5) Ingerir dextrose antes do treino visando otimizar a performance
Para a maioria das pessoas, essa pratica poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durantes a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote.
Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma.
Para manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino. Outra ideia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo indice glicêmico, consumindo por exemplo batata doce, inhame, mandioca, pao integral, macarrao integral, maçã e pera cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, nao seria necessaria a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.

6)Administrar whey protein com água antes de dormir
Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteina de rapida absorsão, sendo que seus aminoácidos nao permanecem durante um periodo consideravel no plasma sanguineo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de 8 horas, precisariamos de uma fonte proteica com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e abulmina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.

7)Acordar de madrugada para ingerir um "shake proteico"
Na minha opinião, aqueles individeuos que gozam de um bom sono, sem interrupções, nao deveriam deixar o dispertador programado para tocar no meio da noite a fim de se administrar um "shake de proteínas".
Desfrute de seu sono que será bem melhor" Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida, seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.

8)Depender de suplementos "pré-treinos" para treinar
sem dúvida os suplementos mais em moda atualmente sao os chamados pé-treinos. Eles combinam substancias como cafeína, arginina, AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras. Realmente essas substânciasem sua maioria são válidas em algumas situações e etapas da periodização do treinamento. Mas agora, depender desses produtos para ir a academia é demais, naõ ?!
Observei pessoas que deixavam de ir a academia alegando falta de energia porque o pré treino tinha acabado. Será que Arnold Schwazenegger faltava os seus treinos porque nao tinha um suplemento como esse pra tomar?

9)Tomar vitaminas e sais minerais descomedidamente
A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestao inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiencia  de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestao de micronutrientes com algum multivitaminico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestao exata do nutriente que esta em deficiencia na sua dieta. Para isso, sem duvida, o nutricionista é o melhor proficional para lhe orientar.

10)Acreditar que o mais caro sempre é o melhor, ao invés de buscar suas reais necessidades
Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta nao tem resposta. Cada pessoa possui diferentes necessidades em diferentes periodos. Para alguem que passa o dia todo fora e nao tem tempo para se aliumentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguem com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição liquida seria desnecessaria. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada.

FIM *-* Nossa gente meus dedos estão doendo de tanto escrever ! Mas é com carinho, pra voces !

Nenhum comentário:

Postar um comentário